Acupuntura
e tratamento da dor

Medicina Chinesa e Terapia Natural
(71)   3168-8888 (71) 99623-9301

Acupuntura na Gravidez

Gestação e parto conforme a ordem natural

É impossível falar em terapias naturais no cuidado à gestação e ao parto, sem mencionar a Acupuntura e seus tantos benefícios. Por ser uma terapia minimamente invasiva, sem efeitos colaterais e, se bem compreendida e aplicada, capaz de oferecer alívio para as mais diversas queixas da gestação e do parto, esta técnica destaca-se pelo máximo respeito às mulheres e suas necessidades nestas especiais etapas da vida.

Uma vez esclarecidas sobre as reais necessidades de atuação do acupunturista durante a gestação, o parto e o puerpério, a busca dessa terapêutica é de livre escolha das mulheres, ainda que bem indicada pelos diversos profissionais da equipe de saúde envolvida. O entendimento da Acupuntura como aliada da mulher nessas fases é primordial para que os cuidados possam somar-se aos convencionais, possibilitando a perfeita sintonia das diversas técnicas para o bem-estar da mãe e do bebê.

Durante a gestação, com diferentes dinâmicas e procedimentos a partir da décima-terceira semana, a Acupuntura pode auxiliar no tratamento de dores de cabeça ou nas costas, náuseas, ansiedade, estresse, insônia, aumento de peso, picos de pressão, inchaços nas pernas e nos tornozelos, além de outras queixas normais na gravidez.

Já no período imediatamente anterior ao nascimento, muitas mulheres buscam a Acupuntura para auxiliar no processo de indução natural do trabalho de parto. Nesta etapa é importante que sejam respeitadas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das evidências médicas quanto a essa questão, considerando as diferenças nas condições gerais de saúde física e mental das mulheres e dos bebês. Deve-se esclarecer também que cada corpo é diferente do outro, assim como suas necessidades, do mesmo modo que cada gestação é única e, por conta disso, deve ser acolhida conforme suas especificidades.

Durante o parto, a Acupuntura pode ser útil para ampliação da dinâmica de contrações, para acalmar a parturiente e tratar suas dores periféricas, tornando o processo mais confortável e tranquilo. Os atendimentos durante o parto podem ocorrer em Casas de Parto Natural, Hospitais e domicílios. Cabe ao acupunturista adaptar-se a todas as necessidades da mulher, seja de movimento, ambiente, utensílios e presença de amigos, profissionais e familiares.

Na fase do puerpério, com o máximo respeito ás condições e possibilidades da mãe, a Acupuntura (neste caso, predominantemente domiciliar) pode auxiliar na lactação, na cicatrização e regeneração de tecidos, redução de dores e incômodos gerais, melhora na qualidade do sono e aumento da disposição geral.

Entre em contato e agende uma consulta.

Ligue para: (71) 3168-8888 ou entre em contato pelo formulário abaixo:





Como chegar até nós

Rua Coronel Almerindo Rehem, 126 - Ed. Empresarial Costa Andrade, Sala - 914 Caminho das Árvores - CEP: 41820-768 | Salvador - BA